Leitor de TAGs: Identificador de vagões e locomotivas

TAG azul fixado em um vagão MRS
Para quem não sabe, o TAG é um dispositivo instalado nas locomotivas e vagões da MRS. Este equipamento contém um código, algo similar a um número de série. Esse número é atrelado, na base de informações da companhia, ao vagão ou locomotiva no qual está afixado. Assim, é possível ter acesso às informações sobre cada um desses ativos ferroviários.
“Fazendo uma analogia, é como se fosse o CPF do vagão ou da locomotiva. Através do código presente em cada um desses TAGs, pode-se ter acesso ao histórico completo daquele ativo, inclusive é possível saber qual foi a sua última manutenção”, conta Heleno Paiva, especialista da Gerência de Engenharia da Malha.

Antena instalada entre dormentes
O Leitor de TAGs realiza a identificação dos vagões e locomotivas através de uma antena instalada no meio da linha e entre os dormentes. A antena emite um sinal, que é refletido pelo TAG (instalado em cada um dos vagões e locomotivas) com a sua identificação.
“Antigamente, os alarmes eram identificados pela posição do vagão e do eixo alarmados, então tinha-se o conhecimento de que o vagão com defeito era o 45º do trem, por exemplo. O ganho que conseguimos com este equipamento é obter uma base de dados confiável, ou seja, um histórico com todas as informações sobre cada vagão, ou locomotiva, ao longo dos anos”, finaliza.

“Antigamente, os alarmes eram identificados pela posição do vagão e do eixo alarmados, então tinha-se o conhecimento de que o vagão com defeito era o 45º do trem, por exemplo. O ganho que conseguimos com este equipamento é obter uma base de dados confiável, ou seja, um histórico com todas as informações sobre cada vagão, ou locomotiva, ao longo dos anos”, finaliza.